domingo, 8 de fevereiro de 2009

Análise

Todo texto, independente de a qual categoria pertença, busca chamar a atenção do leitor para aquilo que está sendo dito. Um bom começo, articulações frasais bem feitas o instigam mais e mais a dar continuidade a leitura. E, quando menos se espera surge a curiosidade, a vontade de saber mais sobre o assunto proposto.
O relatório da Bruna e da Áurea me causou essa sensação, fez- me querer entender mais, perguntar, ler sobre o que elas escreveram. As frases e idéias propostas foram muito bem encadeadas. Pude perceber que na introdução foram tratados assuntos que foram posteriormente retomados na revisão bibliográfica de uma forma que não me pareceu repetitiva, mas sim agradável aos meus ouvidos enquanto lia o texto em voz alta.
De forma bastante interessante mostrou-se o percurso e a posição do velho em nossa sociedade Tratou-se da questão do ser considerada patológica essa fase da vida e os meios mercadológicos que se busca para disfarçá-la.
Analisando detalhadamente cada parágrafo do relatório, um dos poucos parágrafos que tive dificuldade de entendimento foi o referente a questão da individuação( página 5 , penúltimo parágrafo) em que era dito que dever-se-ia pensar o indivíduo por meio da individuação e não o contrário. Neste parágrafo fiquei me questionando bastante sobre o que foi escrito, não por ele ser mal estruturado, mas talvez por uma inquietação minha com relação ao assunto.
Algo que chamou a atenção e foi bastante enfatizado durante a escrita do relatório foi a importância dada à narração e a problematização.Através da leitura do referido trabalho e pelas reuniões que pude acompanhar, considerei válida tal ênfase visto a importância desses dois aspectos para o encaminhamento prático e teórico da pesquisa.
De todas as etapas do trabalho, a de maior encadeamento das idéias foi a revisão bibliográfica. Nesta, pensamentos de autores, conceitos propostos foram interligados, havendo uma boa articulação entre eles, não se percebendo um vazio ou falta de coerência.
Quanto a metodologia,a discussão e os resultados, estes também foram bem escritos. Discursos, gestos percebidos durante as reuniões que participaram foram colocados de forma sucinta, mas adequada no relatório. A única objeção que teria a fazer é que considero que um parágrafo pertencente a metodologia poderia ter sido colocado nos resultados e discussão. “ Ao estabelecer contato com os idosos os estudantes passaram a fazer parte dos seus repertórios de relações sociais...” ( p.14)
A leitura do texto e sua conseqüente análise proporcionou uma troca de idéias, e viabilizou a possibilidade de melhoramento do trabalho que estava sendo analisado e do trabalho daquele que estava analisando.Essa atividade possibilita que os próximos trabalhos a serem escritos tenham um maior qualidade e continuem evocando uma maior busca por conhecimento.

5 comentários:

Aurea disse...

Oi! Bruna se você puder especificar mais o q ñ entendeu sobre a parte de individuação, talvez eu possa tentar lhe explicar.

Abraço

J. Thiago disse...

Eu acho - e, repito, acho! - que Bruninha não se refere a argumentos mal expostos ou a retóricas pouco esclarecidas. Ela só se in-comodou um pouquinho com o texto de vocês...

Bruna_ disse...

É sim james! não foi que tive dúvida Aurea mas essa parte me inqietou.
Beijo

Aurea disse...

Ah, certo.
entende, eu achei q vc havia ficado com dúvida...
acredito q os incomodos são bons...

Abraço

Lázaro disse...

O título da postagem nao poderia ser outro, Bruna: uma verdadeira análise na melhor acepçao do termo!

Quanto às inquietações, que não sejam como coceiras.