terça-feira, 7 de outubro de 2008

Diário - 7/10/2008

Hoje 7/10/2008, eu e Thiago nos encontramos por acaso no terminal do campus, pois estava chovendo muito. Esperamos, por fim quando a chuva passou fomos até o encontro com os idosos. No caminho encontramos com duas senhoras que fazem parte do grupo, as quais nos receberam muito bem, dona Joana com seus 94 anos, e dona Francisca, a primeira reclamava que estava molhada, porque dona Francisca mandou chamar ela, já esta reclamava que dona Joana não tem nada pra fazer, só fica em casa e ainda reclama. Seguindo para o clube, nos deparamos com muita lama, grandes poças de água, e dona Joana brincava dizendo que só quem não tem o que fazer pra sair de casa e ter que passar por um lugar daqueles.
Quando chegamos, o Marcus já estava e também uma senhora e um senhor do outro grupo que também trabalha com aqueles idosos. Tinham poucos idosos, provavelmente devido à chuva. Marcus e um estudante de educação física que também está frequentando os encontros estavam fazendo um teste de equilíbrio e de flexibilidade com os idosos, isso porque o estudante de educação física vai usar esses dados em sua monografia, pois eles querem observar se a dança os exercícios que eles fazem, melhora a qualidade de vida dos idosos. Depois de fazer os testes com os poucos idosos que se encontravam, Marcus deixou bem claro que iria usar os resultados para publicar artigos científicos. Como hoje não houve música, nem dança, formou-se uma roda de conversa. Marcus perguntou os outros dois que também lá estavam se eles já haviam levado os idosos pra visitar asilos, pois para ele é importante, porque assim os idosos vêem como é triste e assim não permitirão que seus filhos os levem. As senhoras que lá estavam diziam que elas que mandam em suas casas. Nesse meio tempo, eu conversava com uma senhora a qual estava do meu lado, ela dizendo que as filhas não gostam que ela saia com as amigas, só querem que ela saia com elas e com as netas, e ela até brincou: “vou sair com elas pra quê? Pra ficar de vela?” “eu quero é sair com minhas amigas, gente da minha idade”. Essas falas me lembraram o que dona Helena falou no primeiro encontro, que ela gosta de morar sozinha, chega à hora que quer, faz o quer, tem liberdade. E James conversava com um senhor, mas vou te pedir desculpas James, não lembro o que foi que o senhor te falou, acrescente, por favor.
Marcus foi falar aos outros dois que estavam lá, que está levando os idosos pra UFS, e mais uma vez falou da Psicologia que já está também com o grupo. Por mais uma vez perguntou por Kléber, e até sobre nossa metodologia ele falou, que não ver a gente anotar nada, nem conversar com os idosos, e nós falamos que fazíamos nossas anotações juntos depois, que no momento estávamos conhecendo aos poucos o grupo.
Bom, assim acabou nosso encontro...

5 comentários:

Lázaro disse...

agora marcos virou orientador de pesquisa em psicologia?

Sem comentarios...

Kleber disse...

O texto da Aurea me leva a ponderar sobre se estamos a colaborar com o instituto DATA-VELHOS. Digo isso até em função das cobranças do Marcus, quanto a minha presença. Acho que é um ponto importante para conversarmos em nosso encontro. Abraço!

Juaum disse...

Entendo agora a "ofensa" de Kleber na última reunião dizendo que eu sou o "marcos quando era novo".
é foda isso.
hahahahahahah

J. Thiago disse...

Curioso, neste dia, foi um senhor que comentava sobre a jovialidade da dona Joaninha - maior que a de muitos, ali! - apesar de seus 94 anos! Joana era uma meta, um ideal; não só para ele, mas para todo o grupo! Ser não tão somente um velho-com-idade, mas um velho-novo...

Mairla disse...

só ficou faltando aquela história que aurea contou na reunião... que a senhora estava tentando fazer o exercício de equilíbrio e alguém ao lado dizia sem paciência que ela não ia conseguir.

e, já pensou a gente com 94 anos, James? hahaha
imagine!