segunda-feira, 3 de novembro de 2008

(Holderlin, em trad. De Manuel Bandeira)
Meu dia outrora principiava alegre,
No entanto, à noite eu chorava. Hoje, mais velhos,
Nascem-me em dúvida os dias, mas
Findam sagrada, serenamente.

Outro poema, sem autor
Ficou no adulto a nostalgia dos sentidos novos:
Tendo perdido as ânforas da infância,
ânforas que tomadas ou aspiradas
derramavam no ar a substância
de que as coisas bebiam inebriadas;

tendo perdido o verde som dos bortos
descer pelas ramagens nos silentes
degraus, ainda vejo no sol posto
o fruto ou flor fechada e rescendente.

Sonho com as espigas debulhadas
Com grãos que a luz unia ou separava
Para cobrir o chão de áureo tecido

E meus pés afundavam na dureza
Macia desses grãos que me fugia
Sem que ouvisse no ar o seu gemido.

Nenhum comentário: